Volvo B59 ex-Carris integra frota do Clube

31 de Março de 2020

É sempre (muito) difícil conter a emoção com uma nova aquisição, mas neste caso o desafio é gigante, dado que é impossível descrever e fazer justiça ao nosso último autocarro!

Com a sua origem em 1973 no protótipo que a Auto Sueco levou à experiência para testes face a concorrentes como a Berliet, Leyland, Magirus ou Mercedes, o novo ocupante do nosso armazém lançou as bases para aquele que iria ser o moderno autocarro urbano português, com um desenho de carroçaria e traços facilmente identificáveis em muitos dos urbanos da década seguinte, e uma cor que lhes deu uma alcunha que perdura até aos dias de hoje, fazendo sorrir muita gente: laranja!

O 1073 é o nosso segundo Volvo, mas o primeiro a fazer disparar o coração de muitos associados e entusiastas de Lisboa! Após bastante luta, procura e empenho, o clube consegue ter hoje à sua guarda um daqueles autocarros que, à falta de melhor definição, “Eram conduzidos como se tivessem sido roubados!” (Kim L.) e com uma segunda velocidade que nunca, mas nunca mais acabava, tendo sido quase indestrutíveis nos seus 30 anos de serviço por Lisboa!

O nosso enorme B59 saiu de serviço em 2005, tendo sido cedido à Fundação Salvador Caetano que o manteve guardado em armazém, e representa para o clube um projecto a longo termo, sem prazos definidos para entrar em recuperação. A prioridade foi evitar o desaparecimento daquela que seria a última oportunidade para poder ter um dos 200 Volvo que fez nascer toda uma nova geração de entusiastas para este meio.

Mais do que nunca, com uma frota e responsabilidade maior, precisamos do teu apoio e participação para poder devolver estes carros à estrada! Se achas que nos podes ajudar em alguma vertente, entra em contacto connosco.

Vamos dar uma volta de laranja? Como diria Fernando Pessa “A vista daqui é magnífica!” E podemos garantir que é mesmo!