CVC apresenta segunda viatura

30 de Outubro de 2016

O Clube Viação Clássica apresentou no passado dia 29 de Outubro de 2016, no decorrer da 2ª edição do evento “Paragens do Passado”, a sua segunda viatura para preservação e posterior utilização em eventos: Uma Toyota Dyna BU30L, com carroçaria Salvador Caetano “Mini PTB19” que entrou ao serviço em 1980 na APPACDM de Viseu, único dono da viatura até à presente data.

Este veículo, de pequenas dimensões e produzido em Ovar, foi bastante comum nas décadas de 80 e 90, principalmente em Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, colégios, associações locais e pequenos clubes desportivos, que encontravam neste modelo um autocarro compacto, com a lotação ideal para pequenos passeios e transportar equipas desportivas ou turmas escolares, aliando a isso uma manutenção simples e barata, com consumos de combustível bastante comedidos.

A aquisição desta viatura abre uma nova página na breve, mas já rica história do nosso Clube, aumentando desta forma o número de viaturas em nossa posse e para preservação, mantendo viva a sua história e possibilitando a gerações mais novas o contacto com estas “memórias vivas”.

Uma vez que o cuidado dispensado pelo anterior dono foi exemplar, não haverá necessidade de uma intervenção tão profunda a nível de carroçaria e interior como a que ocorreu no 640, sendo, no entanto, necessárias algumas reparações, tais como a substituição de alguns materiais como peças em fibra, cortinas ou borrachas, e ainda a realização duma revisão mecânica.

Esta aquisição não teria sido possível sem o empenho de Bruno Alves da APPACDM de Viseu, que sempre zelou pela preservação futura deste veículo tão querido à associação, sem a ajuda do blog Rodas de Viriato - Blogue que durante anos tem efetuado um trabalho inestimável de divulgação dos veículos produzidos em Portugal, e sem o apoio da Projectbus (www.projectbus.pt) no processo de registo da viatura junto do IMT.

Por fim, deixamos um agradecimento especial ao grupo de associados do CVC que financiou na totalidade o custo de aquisição deste veículo, cedendo-o ao clube para usufruto de todos, tal como tinha ocorrido com a primeira viatura.
A todos os intervenientes do processo e a todos os associados pelo apoio, o nosso muito obrigado: Foi salva mais uma viatura!